APRESENTAÇÃO

Introdução ao curso de Engenharia Civil

É um curso com forte componente interdisciplinar, orientado desde o início, para estimular as capacidades criativas e de empreendedorismo dos alunos, tendo em vista o desenvolvimento das competências de concretização em engenharia civil moderna, utilizada hoje em dia, em todas as suas áreas. Beneficia das experiências pedagógicas inovadoras, iniciadas no campus da FACOL e das infraestruturas tecnológicas que aí estão a ser instaladas.

A preocupação permanente em introduzir trabalhos de projeto inovadores e criativos em algumas disciplinas deste curso, permite que os alunos realizem trabalhos formativos e adquiram competências de concretização excelentes e que o mercado de trabalho valoriza muito.

História

A licenciatura em Engenharia Civil iniciou-se na FACOL em 2015 com uma proposta de ensino de engenharia, em 5 anos, visando o ensino de técnicas e tecnologias de realização de obras e infraestruturas, para várias vertentes da engenharia civil, sem descurar o ensino de conhecimentos necessários na área dos serviços técnicos e da consultoria técnica.

Objetivos

Estimular o desenvolvimento da capacidade criativa dos alunos de modo a formar profissionais com capacidade de inovar, de criarem os seus negócios e/ou integrarem-se em empresas ou atividades pré-existentes, sempre baseados nos seus avançados conhecimentos tecnológicos.

Formar licenciados com um espectro largo de conhecimentos e capacidades, centrado nas tecnologias mais avançadas dos processos de construção, soluções tipo e/ou adequadas a cada utilizador, definição de equipamentos e sistemas modernos em todas as suas vertentes e aplicações.

Formar licenciados com capacidades de analisar e de sintetizar sistemas atuais, especialmente dotados da capacidade de concretizar materialmente esses sistemas usando as melhores técnicas e tecnologias.

Destinatários

Todos os alunos que queiram obter formação numa área tecnológica atual da Engenharia Civil, com conhecimentos avançados de engenharia, com formação de base muito forte, que lhes permitirá no futuro, uma integração profissional muito rápida em indústrias e serviços do mais alto nível organizacional e tecnológico.

A excelência da formação dos licenciados em Engenharia Civil no Brasil é reconhecida internacionalmente. Desde 2014 se assiste à compra massiva, por empresas estrangeiras, de empresas brasileiras de engenharia, que se perfilam atualmente, para atacar o mercado no novo ciclo econômico que se avizinha.

Saídas Profissionais

A engenharia civil é hoje a base de todo o desenvolvimento das sociedades modernas e o mercado tem reconhecido isso nas remunerações dos licenciados, com conhecimentos de engenharia civil, específicos e que permitem resolver, com competência, todos os problemas que são colocados nesta área do conhecimento.

A excelente formação adquirida na Engenharia Civil dá acesso a inúmeras saídas profissionais quer estas sejam nas áreas de:

Prestação de serviços de consultoria e projeto, construção e direção de obra, supervisão e planejamento de obra, gerenciamento e planificação de obra.

Prestação de serviços na docência e pedagogia da engenharia civil, programação matemática e produção de software específico de engenharia civil.

Apoio técnico e profissional a projetos político-sociais, para evitar gastos descontrolados e ineficientes, etc.

Principais atividades de engenharia civil

  • Projeto de estruturas;
  • Construção de edifícios, pontes, equipamentos públicos e outras grandes instalações;
  • Modelação do terreno e obras geotécnicas;
  • Sistemas e redes de abastecimento de água e saneamento;
  • Reabilitação de construções e de infraestruturas;
  • Reciclagem e gestão de resíduos;
  • Planejamento territorial e urbano;
  • Vias de comunicação e transportes;
  • Planejamento e gestão de sistemas de transportes e mobilidade urbana;
  • Aproveitamentos hidráulicos e obras de saneamento básico;
  • Gestão e manutenção de empreendimentos e obras;
  • Logística (sistemas e infraestruturas);
  • Gestão e consultoria.